Lesão reversível
Na lesão reversível, substâncias são acumuladas e, se a agressão cessar, a célula tem a restituição da normalidade. Esse acúmulo leva a degenerações que são as características principais de uma lesão reversível. Existem sete tipos de degenerações: hidrópica, esteatose (gordurosa), lipidose, hialina, mucóide, glicogenose e mucopolissacaridose.
Na degeneração hidrópica há o acúmulo de água. Isso se dá por uma falência na bomba Na/K ATPase. Esse tipo de degeneração é característico de órgãos como o coração e também esta presente nos bolhas formadas na pele após longa exposição ao sol.
Ao acúmulo de TAG (triglicerídeos), principalmente, dá-se o nome de degeneração gordurosa. Esse acúmulo é por defeito enzimático na síntese, mobilização e/ou utilização desses lipídeos.
Quando há acúmulo de esfingolipídeos como o colesterol, a degeneração é chamada de lipidose. É, também, por deficiência enzimática que ocorre esse acúmulo nas células.
Ainda pode haver o acúmulo de proteínas. A ele damos o nome de degeneração hialina, na qual as proteínas formam um corpúsculo de inclusão pelo aglomerado de Ig. Essa degeneração é muito encontrada nos túbulos contorcidos proximais renais, uma vez que essa região é de grande absorção.
No trato respiratório, digestório e genital/urinário, usualmente, há degeneração mucóide pelo acúmulo de mucoproteínas. Devido ao fato dessas regiões apresentarem grande quantidade de muco, há esse acúmulo.
O glicogênio também pode ser acumulado por deficiência enzimática num processo degenerativo chamado glicogenose. Enquanto isso, polioglicanos e/ou proteoglicanos são acumulados também por alterações enzimáticas causando a mucopolissacaridose.
A) Possíveis mecanimos de ácumulo de triglicerídeos no fígado.
B) Esteatose hepática.
Mecanismos intracelular de acúmulo de substâncias
Absorção de proteínas pelo túbulo renal
Bibliografia:
KUMAR V, ABBAS AK, FAUSTO N. Robbins & Cotran: Bases Patológicas das Doenças. 8ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo: Patologia. 7ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
RUBIN E, GORSTEIN F, RUBIN R, SCHWARTING R, STRAYER D. Rubin: Bases Clínico-Patológicas da Medicina. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo: Patologia Geral. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
MONTENEGRO MR, FRANCO M. Patologia: Processos Gerais. 4ª edição. São Paulo: Atheneu, 1999.