Introdução à patologia
A Patologia é uma ciência que estuda a perda da equilíbrio do organismo. Esse estudo permite o diagnóstico de doenças e, consequentemente, a terapêutica adequada. Alguns termos são frequentemente utilizados em Patologia. Exemplificando, as causas das patologias são chamadas de etiologia, os mecanismos de ação são as patogêneses, as lesões passam a ser anatomia patológica e é por fisiopatologia que as alterações fisiológicas são reconhecidas.
Nomenclatura utilizada em patologia
Existem fatores que influenciam a instalação das doenças e isso também é relevante no estudo dessa ciência. A relação hospedeiro-parasita, a sazonalidade, a fonte de infecção, os modos de transmissão, a porta de entra e a virulência do organismo patogênico são alguns desses fatores. E, após uma infecção, o organismo passa por fases que são: período de incubação (sem manifestações clínicas), período prodrômico (com sinais e sintomas inespecíficos), período de estado (com sinais e sintomas específicos) e o período de evolução no qual a pessoa pode evoluir para cura, para cronificação, para complicações e para o óbito.
Fases do organismo após uma infecção
E é quando a célula entra em contato com algum estímulo patogênico que ela pode responder por um processo de adaptação celular ou por um processo de lesão celular. Basicamente, a adaptação celular leva a alterações de volume e diferenciação celular, mas esse tópico é melhor abordado na aula de alterações de crescimento. Enquanto isso, as lesões podem ser de dois tipos: reversíveis e irreversíveis e esse tema também está em uma aula própria. As lesões podem ser classificadas em não letais, letais, alterações intersticiais, distúrbios da circulação sanguínea e linfática e alterações da inervação.
Resposta celular perante um estímulo
Bibliografia:
KUMAR V, ABBAS AK, FAUSTO N. Robbins & Cotran: Bases Patológicas das Doenças. 8ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo: Patologia. 7ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
RUBIN E, GORSTEIN F, RUBIN R, SCHWARTING R, STRAYER D. Rubin: Bases Clínico-Patológicas da Medicina. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo: Patologia Geral. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
MONTENEGRO MR, FRANCO M. Patologia: Processos Gerais. 4ª edição. São Paulo: Atheneu, 1999.